Dragão Voador
(飛龍の拳 Hiryu no Ken) é o nome de uma franquia de jogos e ação e artes marciais desenvolvidos pela Culture Brain. A série começou com um jogo de arcade chamado Shanghai Kid (北派少林 飛龍の拳 Hokuka Shorin Hiryu no Ken no Japão) lançado em 1985. Desde então, o jogo recebeu diversas atualizações ao receber diversas versões para os consoles domésticos.A versão de arcade do jogo apenas inclui o sistema de luta, mas as versões para consoles incorporam elementos de RPG e ação. Essas versões são consistentes com os elementos de ação e artes marciais.
Uma característica marcante da jogabilidade dessa franquia é o sistema de
(心眼 Shingan), que mostra um alvo no corpo do jogador ou do oponente que precisa ser defendido ou atacado. O Olho Mental aparece em três posições no corpo dos personagens: superior (cabeça), central (torso) e inferior (pernas). O jogador precisa pressionar o botão direcional correspondente à região indicada juntamente com o botão de ataque para acertar o inimigo. Quando a marca aparecer sobre o personagem principal, o jogador deve então apertar o botão direcional para bloquear o golpe do rival.
Além disso, existem marcações que determinam um golpe mais forte do que o comum e um golpe que matará instantanemante o adversário, aparecendo aleatoriamente no corpo.
A partir da versão Hiryu no Ken III para NES, a barra de nocaute (ou barra de KO) aumentará sempre que a defesa do jogador for bem-sucedida (em versões anteriores, ela aumenta ao atacar o oponente). Quando a barra estiver cheia, o personagem pode usar a técnica que recebe o nome do jogo, a Hiryu no Ken, além de soltar um projétil semelhante a um hadouken. A partir do segundo jogo, é possível realizar
e usar feitiços.
O sistema do Olho Mental é usado somente em versões anteriores ao jogo
de Super Nintendo. A partir desta versão, o sistema não foi mais utilizado, tornando os jogos apenas outro jogo de luta genérico.
As primeiras versões receberam uma americanização completa, agora com o nome de Flying Warriors. Elementos asiáticos como
, magias
,
talismãs,
mantras, espíritos... foram todos ocidentalizados para atender aos gostos dos consumidores na América e na Europa.
Hiryu no Ken contém lutadores de diferentes artes marciais, que são diferentes entre si e possuem suas próprias características:
: O equilíbrio perfeito entre velocidade, defesa e ataque. São altamente versáteis e mestres de todos os tipos de técnicas e habilidades, mas não possuem muito poder mágico e são vulneráveis a ataques mágicos.
: São excelentes em atacar e costumam ser bastante rápidos para se defender do inimigo, mas não conseguem resistir a muitos golpes quando atingidos.
: Possuem boa defesa e velocidade, mas não dão muito dano. A joelhada de um lutador de muay thai é muito forte.
: São altamente resistentes e conseguem desferir golpes potentes em seus adversários, mas são bastante lentos e não conseguem desviar ou bloquear muitos golpes. Usam golpes de grappling para arremessar o adversário.
: Seu estilo combina elementos do wrestling, caratê e capoeira. Um dos seus principais golpes é agarrar o adversário e arremessá-lo para trás.
: Extremamente rápidos e potentes, mas não podem atingir as regiões inferiores do adversário e estão suscetíveis a chutes.
Mestre de Armas: A verdadeira forma de um guerreiro-dragão ou um presa-de-dragão. Lutam com espadas e bastões e embora estejam vulneráveis a ataques físicos, possuem domínio completo sobre as forças mágicas.
O primeiro jogo, Shanghai Kid, é um jogo de artes marciais com tema chinês. Os jogos subsequentes mantiveram esta temática, mas adicionaram novos elementos. O mais óbvio é o jogo Flying Warriors, que adiciona o elemento de transformação. Após se transformar, o personagem revela sua verdadeira forma. Na versão japonesa, o design dessas formas contém armaduras, que são baseadas em antigas estátuas budistas japonesas: os
Quatro Reis Celestiais(四天王 Shitennō) e os
Doze Generais Celestiais (十二神将 Jūni Shinshō).
Além disso, Hiryu no Ken também possui muitos elementos oriundos de mitologias asiáticas, ou mais especificamente, a cultura budista. Alguns exemplos: os
Reis da Sabedoria(明王 Myō-ō) que aparecem no jogo, os poderes mágicos, mantras,
mandala...
É por causa destes ousados elementos asiáticos que a produtora teve dificuldade em adaptar o jogo nos mercados europeu e americano. Todos os elementos do Leste Asiático foram removidos e substituídos por elementos ocidentais mais comuns. Os nomes dos golpes e personagens não são mais as versões em japonês de termos budistas ou palavras em sânscrito, mas mudaram para substantivos fáceis de entender por ocidentais.
A armadura dos personagens, que usa como referência deuses e generais do budismo, foi transformada em uniformes de super-herói no ocidente frequentemente vistos em personagens da cultura pop, como o Superman e o Batman. O nome do jogo Hiryu no Ken foi alterado para Flying Warriors nessas versões.
Eles são constituídos por 5 jovens adultos enviados ao mundo físico para evitar que o Grande Deus Demônio volte à vida. Da versão Hiryu no Ken II/Flying Warriors em diante, eles podem se transformar para usar armadura corporal e poderes mágicos. De Hiryu no Ken III em diante, eles também podem usar como armas as
espadas duplase o
bastão.
(龍飛): o personagem principal da série. Criado no topo de montanhas chinesas, aprendeu a lutar com o Mestre Juan. Embora seja jovem (entre 20 e 22 anos), ele domina a extraordinária arte marcial estrangeira Hiryu no Ken. Quando seu professor foi morto, ele se hospedou na casa de um amigo de seu mestre, chamado Gengai. Ryuhi é o líder dos Guerreiros Dragão, e é a reincarnação do dragão dourado. Sua cor favorita é o vermelho, mas quando ele se transforma ele usa uma armadura azul. Sua arma são as espadas.
(ミンミン): a única mulher entre os Guerreiros Dragão, e é a reincarnação do unicórnio. Essa garota treinava artes marciais com seu pai, antes dele ser assassinado pelos soldados presas-de-dragão. No primeiro Hiryu no Ken, ela é a rival de Ryuhi. Sua cor é o rosa, e sua arma são as espadas duplas.
(ハヤト): reincarnação da fênix. Gō Hayato é um lutador de caratê e um antigo estudante de artes marciais. No primeiro jogo, Hayato possui uma personalidade direta, trilhando uma árdua jornada de aprimoramento pessoal. Nos jogos posteriores, ele possui cabelos compridos, é bonito e rodeado por garotas. Ele também era um rival de Ryuhi, mas depois de descobrir que era um Guerreiro Dragão, passa a apoiá-lo. Sua cor principal é o roxo, e usa um bastão como arma.
(ワイラー): incarnação do leão. É o mais velho (29 anos de idade) e mais forte dos Guerreiros Dragão. Ele é americano, membro da CIA e luta artes marciais militares, e não artes marciais tradicionais como os três anteriores. Ele possui a maior resistência e força entre eles. Sua cor é o verde, e sua arma é o bastão.
(昇龍): é a reincarnação do dragão de platina. É o membro mais jovem do grupo. Embora seja imaturo, ele possui superpoderes e é o líder dos Caçadores de Espíritos, uma organização para investigar anomalias. Shoryu é o personagem mais poderoso do grupo. Suas cores são o verde e o amarelo, e usa espadas como arma.
Esta é uma organização que planeja trazer Daimajin de volta à vida. Este grupo é composto por soldados do
Makai(魔界), e possui uma relação hostil com o
Shaolin (少林寺 Shōrinji).
Fūzufū (龍魔王フーズ・フー Ryūma-ō Fūzufū): Inimigo de longa data dos guerreiros-dragão. Costuma assumir a forma de um humano, mas sua cabeça se assemelha à de um dragão. Ele é o irmão mais novo de Fudō. Em Hiryū no ken Special, Fūzufū aparece como um misterioso artista marcial. Ele luta com espadas.
Seis guerreiros presas (牙龍獣士六人衆 Garyū senshi rokunin-shū): Aparecem em Flying Dragon. incluem a donzela-demônio Zora, o mágico demônio Talon, o guerreiro Tordo, a besta Pebora, a besta demoníaca Carly e o dragão verde Gordon.
Quatro Reis do Submundo (魔界衆四天王 Makai-shū Shitennō): Senhores que governam as diversas partes do Makai: Dalitarā (ダリタラー), Birūksha (ビルークシャ), Vaishra (バイシュラ) e Viradāka (ビラダーカ).
(月光衆四殺王 Gekkō-shū Shisatsu-ō): a tartaruga negra Genbu (玄武), o pássaro vermelho Suzaku (朱雀), o lobo azul Seirō (青狼) e o tigre branco Byakko (白虎).
Cinco Reis da Sabedoria (五大明王 Godai Myō-ō): O Senhor da Destruição
Aizen(破壊明王アイゼン Hakai Myō-ō Aizen), o Senhor da Tempestade
Kujaku(暴風明王クジャク Bōfū Myō-ō Kujaku), o Senhor do Submundo
Gundari(冥界明王グンダリ Meikai Myō-ō Gundari), o Senhor do Vigor
Kongō(剛力明王コンゴウ) e o Senhor das Más Intenções
Yasha(邪計明王ヤシャ), sendo que Kongō e Yasha são gêmeos.
Dragão Demônio
Fudō(龍魔王フドウ Ryūma-ō Fudō): irmão mais velho de Fūzufū. Ele aparece em Hiryu no Ken III como o líder dos Cinco Reis da Sabedoria com o título de Senhor General-demônio (魔将明王 Mashou Myō-ō).
Sete Divindades de Vajra
(金剛七部神 Kongō shichubu-shin): Somente mencionados no fim da versão japonesa do jogo Ultimate Fighter. Desde então, o único membro conhecido é Kendala (ケンダラ), que aparece em Hiryū no ken SD.Quatro Ceifadores
Asura(修羅四殺王 Shura Shisatsu-ō): Iron Jason (アイアンジェイソ), Crimson (グリムゾン), Broadway John (ブロードウェイジョン) e Earth Quaker (アースクエイカー).
Os Cinco Ryūga
(龍牙五傑衆 Ryūga Goketsu-shū):Seres Infernais
(魔界衆 Makai-shū): Agana (アガナ), Sōma(ソーマ),
Vajra(バジュラ),
Ragō(ラゴウ),
Chandra(チャンドラー) e
Varuna(バルナ).
Deus Maligno
Naga(邪神ナーガ Jashin Nāga): uma criatura mágica criada pelo instituto de pesquisa de armas biológicas Perl.
Grande Deus Demônio Daimajin
(大魔神): Uma divindade que tentou conquistar o Reino Celestial, mas foi selada pelo Senhor dos Dragões.Senhor Coalescente
(合体明王 Gattai Myō-ō): criatura demoníaca criada pela combinação de Fudō e os outros Reis da Sabedoria.
Mestre Juan (寿安老師 Juan Rōshi): artista marcial de
Kempô(拳法 Kenpō), e autor dos Pergaminhos Secretos do Hiryu no Ken. Juan é aquele que criou Ryuhi e o ensinou artes marciais. O mestre foi assassinado pelos presas-de-dragão no começo da história.
(元涯): É um prior do mosteiro Shaolin, amigo e discípulo de Juan. Na sua juventude, ele foi chamado de "Tesouro do Shaolin" (少林寺の至宝 Shōrinji no Shihō). Após a morte de Juan, Gengai, se tornou o segundo professor de Ryuhi, mostrando para ele o Olho Mental.
Senhor dos Dragões
(龍天大聖 Ryūten Taisei): o herói do Reino Celestial(天界 Tenkai) que venceu e selou Daimajin com o poder da mandala. Ele apareceu em Hiryu no Ken II e III, formado pelos 5 guerreiros-dragão. Ele é inspirado em
Sun Wukong.
Os pergaminhos secretos que aparecem no jogo têm como inspiração os
upanichades. Os pergaminhos secretos aparecem como uma mecânica: depois de defender com sucesso o ataque do inimigo, a barra de KO do personagem aumentará. Quando ela estiver cheia, o personagem poderá usar várias técnicas especiais. Quando elas forem usadas muitas vezes ou ao ser atingido pelo inimigo, a barra KO diminui, o que significa que não poderão mais ser usadas.
(闘気 Tōki): Dispara uma bola de energia. Não apenas os personagens principais, mas também os inimigos podem usá-lo.
Técnica Hiryū no Ken
(飛龍の拳): O personagem voa alto e chuta o oponente. Tanto os guerreiros-dragão quanto os presas-de-dragão podem usá-la. Em níveis mais altos, essa técnica pode mudar a trajetória ou criar ilusões do personagem.Poderes do
Dharma(法力 Hōriki): surgiram a partir da versão II, e são também chamadas de Técnicas do Céu (天界の技 Tenkai no waza). Ao realizá-las, o personagem recita um mantra ao estilo do budismo tântrico.
Os jogos aqui estão citados na ordem de lançamento nos EUA:
(北派少林 飛龍の拳): lançada em novembro de 1985 para máquinas de fliperama, se tornando o primeiro jogo da franquia. Não possui elementos de RPG, apenas a parte dos combates.
(飛龍の拳 奥義の書 Hiryū no ken Ōgi no Sho): lançada em agosto de 1989 para o Nintendinho. Esta é a primeira versão que permite o jogador gravar senhas para continuar seu progresso posteriormente, mas elas só aparecem quando o jogador recebe um Game Over. Esta também é uma das poucas versões de Hiryu no Ken que não sofreu americanizações.
(飛龍の拳II ドラゴンの翼 Hiryū no ken II Dragon no Tsubasa): lançada em fevereiro de 1991 para NES. Este é o primeiro jogo que permite gravar senhas sem ter que receber um game over, e é o primeiro jogo a ter transformações e poderes mágicos.
(飛龍の拳III 五人の龍戦士): versão inédita no Estados Unidos para o Famicom. É a primeira versão a ter as versões transformadas dos personagens usando armas. A existência de um Flying Warriors parte II é mencionada no final do Flying Warriors original, então é possível que um protótipo estivesse em produção.
(飛龍の拳 列伝 GB Hiryū no ken Retsuden GB): lançada em abril de 1992 para Game Boy. Posteriormente, em dezembro de 2000, foi criada uma versão japonesa com gráficos coloridos para o Game Boy Color.
(飛龍の拳スペシャル ファイティングウォーズ Hiryū no ken Special - Fighting Wars): um protótipo destinado ao público americano chegou a ser produzido, mas esta versão nunca foi lançada. Imagina-se que esta versão teria sido lançada em meados de 1993, mas a produtora desistiu deste jogo, uma vez que a maior parte dos gamers já tinham movido para o Super Nintendo. Entretanto, é possível obter a ROM em sites da internet. Esta versão se foca somente no combate, então não há transformações ou presas-de-dragão.
(飛龍の拳スペシャル ゴールデンファイター Hiryū no Ken Special - Golden Fighter): outra entrada na franquia Flying Warriors, lançada em junho de 1994 para o Super Nintendo. Este jogo oferece uma modalidade de jogo que não usa o sistema de Olho Mental. Há duas versões da versão japonesa: a Golden Fighter e a Hyper Version.
(SD飛龍の拳): inédita nos EUA, para o Super Famicom. Usa gráficos chibi e não possui o Olho Mental. A partir desta versão, os jogos de Hiryu no Ken foram se tornando jogos de luta genéricos. Também foi lançado para o Game boy monocromático com o nome de SD Hiryū no ken Gaiden e para o Game Boy Color com o nome SD Hiryū no ken EX.
(VIRTUAL 飛龍の拳): lançada em 1997 para Playstation, se tornando o primeiro jogo da franquia a usar imagens 3D.
(飛龍の拳ツイン Hiryū no ken Twin): lançada em 1998 para o Nintendo 64, possui duas modalidades: a Virtual (que é um port do jogo acima) e a SD (com gráficos chibi, semelhante aos jogos dos spinoffs SD citados anteriormente). Este foi o último jogo da franquia a ser lançado, tanto no Japão quanto nos EUA.