Tudo sobre a franquia Hiryu no Ken!

Introdução

Dragão Voador (飛龍の拳 Hiryu no Ken) é o nome de uma franquia de jogos e ação e artes marciais desenvolvidos pela Culture Brain. A série começou com um jogo de arcade chamado Shanghai Kid (北派少林 飛龍の拳 Hokuka Shorin Hiryu no Ken no Japão) lançado em 1985. Desde então, o jogo recebeu diversas atualizações ao receber diversas versões para os consoles domésticos.

cartucho
gameplay

Acima: Imagens do cartucho e gameplay da primeira versão, chamada Flying Dragon - The Secret Scroll nos EUA


A versão de arcade do jogo apenas inclui o sistema de luta, mas as versões para consoles incorporam elementos de RPG e ação. Essas versões são consistentes com os elementos de ação e artes marciais.

Uma característica marcante da jogabilidade dessa franquia é o sistema de

Olho Mental

(心眼 Shingan), que mostra um alvo no corpo do jogador ou do oponente que precisa ser defendido ou atacado. O Olho Mental aparece em três posições no corpo dos personagens: superior (cabeça), central (torso) e inferior (pernas). O jogador precisa pressionar o botão direcional correspondente à região indicada juntamente com o botão de ataque para acertar o inimigo. Quando a marca aparecer sobre o personagem principal, o jogador deve então apertar o botão direcional para bloquear o golpe do rival.

olhomental

O Olho Mental indica qual parte do corpo deve ser atingida ou protegida


Além disso, existem marcações que determinam um golpe mais forte do que o comum e um golpe que matará instantanemante o adversário, aparecendo aleatoriamente no corpo.

A partir da versão Hiryu no Ken III para NES, a barra de nocaute (ou barra de KO) aumentará sempre que a defesa do jogador for bem-sucedida (em versões anteriores, ela aumenta ao atacar o oponente). Quando a barra estiver cheia, o personagem pode usar a técnica que recebe o nome do jogo, a Hiryu no Ken, além de soltar um projétil semelhante a um hadouken. A partir do segundo jogo, é possível realizar

transformações

e usar feitiços.

O sistema do Olho Mental é usado somente em versões anteriores ao jogo

Ultimate Fighter

de Super Nintendo. A partir desta versão, o sistema não foi mais utilizado, tornando os jogos apenas outro jogo de luta genérico.

As primeiras versões receberam uma americanização completa, agora com o nome de Flying Warriors. Elementos asiáticos como

qi

, magias

,

talismãs

,

mantras

, espíritos... foram todos ocidentalizados para atender aos gostos dos consumidores na América e na Europa.

americanizacao

Os designs dos personagens foram modificados para se assemelharem aos de super-heróis

Artes Marciais

Hiryu no Ken contém lutadores de diferentes artes marciais, que são diferentes entre si e possuem suas próprias características:

Elementos

O primeiro jogo, Shanghai Kid, é um jogo de artes marciais com tema chinês. Os jogos subsequentes mantiveram esta temática, mas adicionaram novos elementos. O mais óbvio é o jogo Flying Warriors, que adiciona o elemento de transformação. Após se transformar, o personagem revela sua verdadeira forma. Na versão japonesa, o design dessas formas contém armaduras, que são baseadas em antigas estátuas budistas japonesas: os

Quatro Reis Celestiais

(四天王 Shitennō) e os

Doze Generais Celestiais

(十二神将 Jūni Shinshō).

basara

komokuten

Estátuas dos generais

Basara

(伐折羅), também chamado de Vajra, e

Kōmokuten

(広目天) em um antigo templo do Japão.


Além disso, Hiryu no Ken também possui muitos elementos oriundos de mitologias asiáticas, ou mais especificamente, a cultura budista. Alguns exemplos: os

Reis da Sabedoria

(明王 Myō-ō) que aparecem no jogo, os poderes mágicos, mantras,

mandala

...



mantra

Ao executar uma magia, o personagem recita um mantra levemente budista


É por causa destes ousados elementos asiáticos que a produtora teve dificuldade em adaptar o jogo nos mercados europeu e americano. Todos os elementos do Leste Asiático foram removidos e substituídos por elementos ocidentais mais comuns. Os nomes dos golpes e personagens não são mais as versões em japonês de termos budistas ou palavras em sânscrito, mas mudaram para substantivos fáceis de entender por ocidentais.

A armadura dos personagens, que usa como referência deuses e generais do budismo, foi transformada em uniformes de super-herói no ocidente frequentemente vistos em personagens da cultura pop, como o Superman e o Batman. O nome do jogo Hiryu no Ken foi alterado para Flying Warriors nessas versões.

Personagens

A.  GUERREIROS DRAGAO (龍戦士 Ryuu Senshi

Eles são constituídos por 5 jovens adultos enviados ao mundo físico para evitar que o Grande Deus Demônio volte à vida. Da versão Hiryu no Ken II/Flying Warriors em diante, eles podem se transformar para usar armadura corporal e poderes mágicos. De Hiryu no Ken III em diante, eles também podem usar como armas as

espadas duplas

e o

bastão

.



B. PRESAS-DE-DRAGAO (龍の牙 Ryuu no K i ba

Esta é uma organização que planeja trazer Daimajin de volta à vida. Este grupo é composto por soldados do

Makai

(魔界), e possui uma relação hostil com o

Shaolin

(少林寺 Shōrinji).



C.PERSONAGENS COADJUVANTES

Pergaminhos secretos

Os pergaminhos secretos que aparecem no jogo têm como inspiração os

upanichades

. Os pergaminhos secretos aparecem como uma mecânica: depois de defender com sucesso o ataque do inimigo, a barra de KO do personagem aumentará. Quando ela estiver cheia, o personagem poderá usar várias técnicas especiais. Quando elas forem usadas muitas vezes ou ao ser atingido pelo inimigo, a barra KO diminui, o que significa que não poderão mais ser usadas.

Jogos

Os jogos aqui estão citados na ordem de lançamento nos EUA:

capa

Acima: Imagem da capa do Fighting Simulator